sábado, 8 de outubro de 2016

COMO COLOCAR SUAS FINANÇAS EM DIA.

A mais terrível experiência no mundo das finanças pessoais é descobrir que você esta quebrado, já teve essa desagradável experiência? 

As coisas acontecem de tal forma que nem percebemos o quanto
estamos gastando, parece que um bloqueio mental e emocional impedem toda a razão para não enxergarmos a real situação, resultado: Quando damos por nós, as coisas já saíram do controle.

O bom desta história, assim eu espero, é o aprendizado que tal experiência nos deixa. Foi assim que eu e minha esposa, depois de uma terrível crise financeira, aprendemos o quão importante é ter um controle financeiro. E as lições que essa crise nos deixou quero compartilhar aqui com vocês, espero que seja útil. 

Primeira coisa, tenha um controle de suas despesas.  

Você precisa ter uma noção clara para onde esta indo seu dinheiro, para tanto é necessário fazer um controle de gastos, tipo: Onde estou gastando em excesso, qual minha motivação em comprar isso, que área de minha vida eu gasto mais? 
Ao fazer um inventário detalhado dos seu gastos, então você poderá estabelecer cortes, traçar prioridades e ter uma ideia de onde deve agir com determinação para assumir o controle de seus recursos! 
Quando não temos um controle, perdemos o controle...Ops!!! pareceu redundante? Mas é bem isso. Resumindo: Saiba para onde estão indo os seus recursos financeiros, só assim evitará desperdício de recursos. 

Próximo passo é criar um orçamento! 

Orçamentos permitem que você use as informações de monitoramento para fazer planos de gastos para o futuro. Não há necessidade de complicar muito. Existe uma regra básica a ser seguida num orçamento, e esta é bem simples -Não gastar mais do que se ganha! 

Você pode usar esta fórmula simples de equilíbrio: 60% para as necessidades, 10% de poupança, 30% para desejos. Como é simples não? 

Aqui cabe fazer uma observação aprenda a distinguir bem, desejos de necessidade!! Se suas despesas não seguem esse parâmetro, você deve ir para a próxima etapa. 

Gastar de forma consciente.  

Isto significa escolher ativamente onde vai o seu dinheiro, e aqui entram planejamento e controle, passos fundamentais na educação financeira, precisamos reaprender como tratar nosso dinheiro. 

Reprimir gastos excessivos em coisas que você gosta e reduzir custos nas coisas menos importantes, acompanhar cada centavo que gasta e fazer um registro minuncioso. 

É menos provável que as pessoas gastem sabendo que vai deixar um rastro registrado, correto? 
Assim desprograme o hábito inconsciente de comprar, grande parte dos consumistas compram compulsivamente, não tem necessidade daquele tal gasto porém, não resistem ao impulso de comprar. É preciso analisar isso e tomar consciência desta falhapara corrigi-la. 

Transforme seus economias em lucro. 

Eu tenho uma teoria: Se pudéssemos substituir a palavra "economia" para "lucro", o mundo teria muitos poupadores motivados. Todos sabem que, se uma empresa gasta mais do que ganha, você não pode fazer lucros e logo o negócio vai morrer. O mesmo é verdade em finanças pessoais. 

Poupar é gastar menos do que se ganha e investir é buscar rentabilizar os recursos poupados, é ganhar dinheiro com o dinheiro. 

Sabendo isso procure estudar meios de multiplicar seus recursos, investir cada centavo para fazê-lo significativo em sua vida.

Espero que tenha ajudado, no final da leitura deixe seu comentário isso vai ajudar bastante nas próximas publicações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários no blog, precisam ser aprovados pelos editores, aguarde!