sexta-feira, 14 de outubro de 2016

6 DIFERENÇA DE UM LIDER E UM GERENTE.

As pessoas geralmente assumem que um gerente, por padrão, é um líder. Na realidade, existem muitas características que diferenciam um do outro, um líder e um gerente exercem  muitas funções diferentes dentro de uma organização.


1. Um líder e um gerente podem ser distinguidos claramente, o líder recebe o poder de seus seguidores, enquanto o gerente recebe o poder do seu chefe imediato.
Líderes na maioria das vezes têm carisma, o que o que faz com que  as pessoas  sejam  atraídas. É por isso que, o carisma torna-se uma grande vantagem do líder em relação ao gerente.

2. Dentro do conceito básico de gestão, gerente, atua como um gestor. Ele se concentra na eficácia e não na eficiência. Não toma iniciativas e tem uma vista parcial do que acontece na empresa, não corre  riscos, e promove apenas uma melhoria contínua, temendo que as coisas saiam fora dos padrões estabelecidos.
O líder atual é caracterizado por uma visão mais geral, analisa os problemas e situações e toma decisões rapidamente. Prefere a eficiência, não se importando muito a curto prazo, se concentra nas pessoas, encoraja as iniciativas de cada membro de sua equipe, ele traz energia e risco para obter resultados. Além disso, ele aceita todas essas idéias coerentes que podem servir para atingir os objetivos.

3. Pode diferenciar líderes gerentes que quando um líder sai de uma empresa seus seguidores estão por trás dele ou reagem negativamente contra o abandono. Enquanto isso, quando um gerente deixa a empresa, normalmente os colaboradores desejam boa sorte e estão prontos para uma nova chefia, isso por quase sempre desejarem mudanças.

4. Os gerentes criam planos, planilhas e orçamentos. Eles trazem a ordem, eliminam os riscos, estabelecem resultados fixos, usam o pensamento dedutivo enquanto os líderes definem direções (visão) envolvendo quebra do Status Quo, assumem riscos, tem visão de longo prazo e usam o raciocínio indutivo.
5. No que diz respeito à organização da empresa, os gerentes têm a preocupação organizar e alocar pessoal. Eles tomam decisões centradas no trabalho especializado dentro de uma estrutura formal para alcançar resultados. Os líderes são responsáveis ​​para envolver a partir de um processo de comunicação, e unir a todos para trabalhar em equipe, mesmo usando relações informais para atingir as metas.

6. Quanto aos resultados, os gerentes procuram estabilidade, controle evitar  problemas. Focam energias para evitar o mau desempenho olhando sempre a estabilidade. Por outro lado, os líderes são motivados, e potencializam mudanças sem medo  e tentam sempre buscar meios diferentes de encontrar novos resultados.

Resumindo, essas diferenças não fazem juízo de valor acerca da pessoa de cada um, mas aponta para o desempenho que cada função exerce, e isso nos traz  uma perspectiva enorme quando trabalhamos em uma organização.
Deixe seu comentário se gostou ou apenas traga uma contribuição emitindo sua opinião.

Sucesso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários no blog, precisam ser aprovados pelos editores, aguarde!